Étiquettes

, , , , ,

Penso em Montmartre, logo penso em Maurice Utrillo, pintor que retratou inúmeras vezes as ruas e praças deste bairro (18 arrondissement), situado ao norte de Paris este, ficou famoso pela sua igreja Sacré-Coeur, pelos seus pintores, por seus cabarés e pela vista que se tem da cidade. Montmartre é um bairro peculiar: uma mescla de ares de cidade do interior (a exemplo do seu vinhedo que fica em meio aos prédios de arquitetura típica de Paris) com as características da vida boêmia.

Não somente Utrillo passou por esta região, mas outros pintores como: Renoir que retratou “O Baile do Moulin de la Galette”, onde hoje funciona um restaurante e seu moinho é um dos poucos que ainda restam no bairro; Picasso e Gertudre Stein frequentavam a cafeteria “La Maison Rose”; Toulouse-Lautrec fixou um estudio em nestaq região e os não tão amigos Gaugin, Picasso e Modigliani frequentavam o « Au Lapin Agile”, o cabaré mais antigo de Paris.

Não só das artes plásticas e da religão que Montmartre também ficou conhecida, mas pelo filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”. Atualmente, muitas pessoas visitam o Café Le Deux Moulins.

Na Praça Marcel Aymé você encontra a escultura “Le Passe Muraille”, já falada aqui no blog.

Enfim, as ruas são charmosas, o clima é boêmio e as muitas escadarias e ladeiras deixam tudo ainda mais interessante. É um belo passeio para dias com sol, fica a dica.